Tecnologias de autonomia e posicionamento para máquinas agrícolas são destaques da Hexagon na Agritechnica 2023

Soluções ajudam a melhorar o desempenho e a precisão das operações no campo

Em novembro, a Hexagon leva para a Agritechnica, principal feira mundial de máquinas agrícolas, que ocorre em Hanover, na Alemanha, soluções customizadas de autonomia, posicionamento e precisão com foco em fabricantes. O evento é promovido pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG) e deve reunir, entre os dias 12 e 18 de novembro, 450 mil visitantes de 135 países e mais de 2.800 expositores de diferentes partes do mundo, com as principais inovações para o setor.

Considerado um ponto de virada para a produção agrícola, o uso do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) possibilitou um salto no desenvolvimento de tecnologias para a operação de tratores autônomos – um mercado aquecido que alavanca ainda outras soluções, como robótica e inteligência artificial. Para Eric Wuestefeld, Executive VP of Agriculture da Hexagon, líder global em soluções autônomas de sensores e softwares, a tecnologia GNSS é fundamental para as operações de máquinas autônomas, que desempenham um papel primordial na produção de alimentos em todo o mundo.

“Para as operações agrícolas, contar com soluções que garantam a recepção do sinal GNSS sem interrupções é essencial para manter a máquina operando, de modo que ela não fique parada no campo desnecessariamente e não desrespeite os limites geográficos pré-definidos. Na Hexagon, oferecemos um portfólio completo de soluções customizáveis que tornam o processo mais seguro, ágil e adaptável às necessidades OEM”, destaca o executivo.

Dentre as soluções, vale destacar a tecnologia SPAN GNSS+INS, que integra o portfólio NovAtel, parte da divisão Autonomy & Positioning da Hexagon. A tecnologia combina receptores GNSS de precisão com unidades de medição inercial (IMUs) robustos para fornecer informações confiáveis de posição, velocidade e altitude, mesmo em situações de recepção de satélite comprometida, como por exemplo em operações próximas a árvores, linhas de transmissão e pomares. Entre os principais produtos Hexagon | NovAtel que utilizam a tecnologia estão as antenas SMART7 e SMART2.

Ambas oferecem acesso a múltiplos sinais GNSS para melhor disponibilidade de satélites em diversos ambientes. A SMART7, por sua vez, possui variantes que adicionam funcionalidades como Wi-Fi e Ethernet, tornando-a mais versátil para diferentes cenários de conectividade. Enquanto isso, a SMART2 é conhecida por sua robustez e durabilidade, sendo uma excelente escolha para aplicações específicas que requerem alta precisão. Segundo Eric, as antenas podem ter o firmware customizado, que podem incluir benefícios como alta precisão e monitoramento de integridade autônoma para transmissão de sinal GNSS, para detectar e excluir sinais com erros, entre outros.

Piloto automático melhora precisão das operações

Outra solução de destaque da Hexagon que será apresentada na Agritechnica é o HxGN AgrOn Piloto Automático. Desenvolvido para aprimorar o desempenho e a precisão das operações, esse produto auxilia na navegação de tratores, máquinas e implementos agrícolas. Ele assegura o alinhamento e minimiza a sobreposição durante o plantio, aplicação de insumos e tratos culturais. Além disso, a tecnologia também oferece benefícios aos fabricantes, como adaptabilidade à maioria dos tratores do mercado, acionamento elétrico ou hidráulico, compatibilidade com máquinas predispostas, fácil instalação e integração.

  • Recent Posts

    More
  • Most Popular Tags

  • Never Miss an Update